domingo, 9 de dezembro de 2007

Guerra entre Astra e Eutelsat pelos 5ºE

A guerra entre a SES Astra e Eutelsat continua e bem acesa. Agora prende-se com as posições dos 5ºE e dos 7ºE. Neste caso a seriedade da disputa tem contornos semelhantes a 19998 quando A Eutelsat colocou nos 28,5ºE um Eurobird, quando nessa altura a SES-Astra estava a colocar o Astra2 nos 28,2º.
Desta vez a Eutelsat afirma que a SES-Astra está a ir contra as recomendações da UIT (União Internacional das Comunicações ao colocar um velho Satélite (Astra 1C) atér á chegado do novo Sirius4 lançado no dia 18 de Novembro. (Eu já recebi alguns canais do Astra 1 C... entretanto desligados)
E o problema, segundo a Eutelsat é que as emissões do Astra 1C afectam o seu satélite Eutelsat W3A dos 7ºE, e para juntar mais polemica, as frequências são diferentes entre o Astra 1C e o novo siruis4.
Outra situação, afirma a Eutelsat, é que o novo Siruis4 não dispõe de autorização de emissão de cobertura para a Escandinávia e não chega em condições ao sul da Europa, e que neste caso a licença recai no Eutelsat W3A. A Eutelsat acusa ainda a SES-Astra de não querer negociar estas questões.
Mas por outro lado, existe outra teoria para a questão das provas do Astra 1C, segundo noticias, a SES-Astra simplesmente o situou nos 5ºE para assegurar a posição orbital e mostrar força face á Eutelsat.
Por seu lado, a Astra afirma que a potencia dos stélites actuais se deve ao avanço tecnológico e que nesses campo não há volta a dar... e que a proximidade dos satélites é inevitável. E que a posição dos 5ºE é total,mente legal e dentro das normas, no entanto a Eutelsat Responde com a acusão de que os satélite da SES-Astra emitem com potencia superior á Lei... o que é certo é que quase todos os satélites Astra têm mais potência que os demais por esse céu fora...
A "Guerra" promete continuar.

Sem comentários: